terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Abortar. Viver. Morrer.

No fim de semana estava a jantar com os meus pais, enquanto víamos o telejornal. De entre os vários assuntos acabamos uma vez mais a falar sobre o referendo do aborto.

Os meus pais enquanto religiosos convictos são contra. Dizem que a consciência deles não ficaria descansada se fossem a favor da morte. Influenciados pelo discurso religioso que ser a favor do aborto é ser a favor da pena de morte. Tentei que a discussão abandonasse a tonalidade moral e se colorisse de aspectos mais práticos.

O aborto existe. Quer seja legal ou não fazê-lo. Vai sempre existir. O enfoque deveria ser colocado noutras tonalidades. A questão da saúde pública. A questão da falta de informação/ formação. A questão das condições psicológicas para se ser mãe. A questão da vida dessas crianças que não são desejadas.

Sou a favor de que seja despenalizado o aborto. Sinto-me influenciada pela crescente, e quiçá exagerada, preocupação com o bem estar das pessoas, quando me posiciono assim. Mas a verdade é que a ciência tem vindo a desenvolver-se para melhorar a nossa qualidade de vida, ou não? As espécies têm vindo a evoluir. Quem sabe esta não é também uma forma de evolução? Ou talvez estejamos enganados, e enquanto animais devemos procriar sempre, independentemente de todos os outros factores envolvidos? Ou então podemos ainda ser mais demagógicos e discutir o que se considera um ser humano.

Como tento ser pragmática, sou a favor. Sou a favor com responsabilização. Sou a favor da responsabilização de cada MULHER para que esta se lembre que em conjugação com um HOMEM tem o poder de gerar VIDA. E sou a favor de os HOMENS sejam capazes de procriar em consciência, já que somos dotados desta característica que nos distingue dos animais, que é o complicado campo emocional.

3 comentários:

Unknown disse...

porque o problema existe e todos o tentam ignorar....sim...eu voto SIM...subscrevo.

Castromind disse...

Eu, nesta lei votava obrigatoriamente Nao. "Sim!!!" com responsabilidade, mas este referendo nao comtempla isso. De qualquer forma os "nãos" continuam com o seu discurso hipocrita e populista, como os "sims" com outros discursos podres que adjectivava mas nao quero.
E o homem? Onde fica no meio disto tudo?
Eu votava obrigatoriamente não, mas se calhar não vou votar. Votem os outros e quem quiser decida. Eu , conscientemente ja decidi.... e que nenhuma mulher faça um aborto de um filho meu.

Castromind disse...

Tambem para ver se me faço entender - "E sou a favor de os HOMENS sejam capazes de procriar em consciência, já que somos dotados desta característica que nos distingue dos animais, que é o complicado campo emocional". A frase correcta era. " E sou a favor de os HOMENS sejam capazes de COPULAR em consciência, já que somos dotados desta característica que nos distingue dos animais"
Usem camisinha.

 
Who links to me?